20 de mar. de 2012

MUSAS VIVAS, MUSAS MORTAS...

Caio Martins

Para Jeanne.


Tomou uma, do frasco portátil de inox... carecia levantar a coragem. Foi à cozinha e pegou do lixo uma lata vazia de leite condensado, lavou prolixamente. Ao carro, um alicate e dobrou uma pestana irrepreensível. Tinha um cinzeiro! Voltou à redação e ao computador decidido. Acendeu o primeiro cigarro. Heresia, ali até a palavra fumar era vetada. Aos que reclamaram, não vacilou na resposta: “- Praputaquepariu!!!” - e o susto os calou. Não era assim, era sempre gentil. Algum mistério havia... Então, rasgou a pauta e selecionou mentalmente as canções e as cantoras que magicamente lhes davam vida, as suas Musas. Não escreveria sobre as ciborgues no cio e o lixo eletrônico da atualidade para a página de cultura do jornaleco nanico.

Achou, num site de postagens de vídeos, Clara Nunes com “Canto das três raças”, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte. E já o nó apertou feio no gogó... A ouvira pela primeira vez estando fugido em país inóspito, depois de uma guerra. O “brazil”, ainda era o Brasil, mesmo que envolto em chumbo naqueles idos de 1974. Clara clareara o exílio externo, o interno. A alegria de Clara, a beleza, a graça, a sensualidade, a voz... e a revivência daquela fase jamais transcrita, dos tempos em que se julgava imortal. Suspirou fundo, de cortar o coração. Clara era morta... Clara não estava mais...

Buscou frenético, para recuperar-se e despedir-se do verão, “As rosas não falam”, de Cartola, com Beth Carvalho, felizmente viva... E o efeito foi devastador... Por injunções temerárias sabe-se lá de que raio de divindades, passaram-lhe, uma a uma, as mulheres amadas, as paixões perdidas, os grandes amores idos... não voltariam ao jardim. Engoliu vezes em seco, o nó apertando devagar, sem pressa, poderoso... Mais uma, para recuperar a coragem.

Socorreu-se de outra sobrevivente, Maria de Fátima Palha de Figueiredo, a sua querida "Fafá de Belém", primeira a deslumbrá-lo quando regressara do exílio e após a prisão em Viracopos pelo DOPS e Polícia Federal, fins de 1979 e antes da anistia anestésica. A vira na TV, na casa de amigos, fuzarcando  o “Estrela Radiante”, de Walter Queiroz, e saíra cantando “ylaiê, aê ilê ilá” pela sala, tomado pela adorável gordinha. E cantava junto agora, empolgado, apontando dedo para o céu, a cadeira estalando, o povo perplexo.

Passou então para a também respirante Gal Costa - escolheu “Força Estranha”, de Caetano Veloso. E sentiu, novamente, aquele sopro de esperança, aquele tesão de viver surgido nas ruínas das separações com os encontros tantos num país do qual não entendia mais nada - ano da graça de 1981 - e que não o detonaram por pouco. Agora, sim! Poderia ouvir e escrever sobre outras, sem que lhe partissem - o delírio, a emoção e o sentimento - a compostura e a dignidade em público. Era cria de tempos em que homem tinha, obrigatoriamente, de ser durão.

Buscou “A noite de meu bem”, de Dolores Duran, há tanto tempo encantada... e lá se foi a valentia para o ralo. Novamente, as ausências e os buracos delas decorrentes pegaram pesado na veia... Dela, o jornalista Antônio Maria dissera: "Dolores Duran falou de sentimentos como ninguém, em todas as línguas. Seu idioma era o amor!" E arrastava, subrepticiamente, a sensibilidade a níveis críticos, comovendo como o diabo... Dolores fora, lá pelas bandas de 1960, inspiradora de seus primeiros trágicos versos de “amor”: “Quando tiveres nas mãos macias/ outras que não sejam minhas mãos/ fuja desse mundo de ilusão/ onde essas mãos são sempre frias"...

Compungido, a estatura feita trapos, o pranto na boca do bote, a ausência daquela que mais o seduzira bateu duro e forte, impiedosa e cruamente... Elis... Pegou “Cadeira Vazia”, de Lupicínio Rodrigues... Daí, congelou... O vídeo ruim todavia lhe mostrava a intensidade da emoção da sua Musa morta “entre um agudo/ que comove o verso torpe/ e uma porção de cocaína...” - e novamente ela lhe dominava o cérebro, nervos, músculos... era visceral, orgânico, o fascínio de Elis... O som, em que aceitável, doía nos ossos... Aquela cadeira estaria eternamente vazia...

Terminou de escrever, enviou ao editor, derrubou o sistema, tomou longa mais-uminha até secar o frasco e o jogou no lixo, acendeu o undécimo cigarro e, altivo mesmo que trocando pernas, saiu levando seu cinzeiro e tropeçando em seus fantasmas pela rua... Não mais foi visto.

(img: clara-nunes - arquivos. sc do sul - 20/03/2012)

21 comentários:

  1. A nossa marca, as nossas lembranças, a nossa brasilidade!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaraciaba, exatamente... Vi numa rede social as postagens musicais de pessoas várias, nas quais não encontrei sequer uma cantora nacional, autor ou compositor. Julguei, até, estar nos estrangeiros da vida. Perdeu-se a identidade, e povo sem identidade é povo sem liberdade... Ganhamos a batalha pela democracia, e perdemos a guerra cultural. É pena!

      Excluir
  2. É, Caio...somos sobreviventes em um país que aceitou ser reduzido a "brazil". Uma pena... O que me alenta é saber que ainda existe a poesia, como estes versos com que nos presenteia nesta crônica:

    “Quando tiveres nas mãos macias/ outras que não sejam minhas mãos/ fuja desse mundo de ilusão/ onde essas mãos são sempre frias"...

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, é por aí... país dependente culturalmente, da tecnologia até as Artes, é um simulacro de nação. E o Brasil se vangloria do fato. Vem da origem: quando os portugueses aqui chegaram, com seus arcabuzes mortais e barulhentos, presenciaram fenômeno insólito... Os nativos pegavam bambus, faziam "PUM!" com a boca e não entendiam porque a panacéia não matava... Seguimos iguais.
      O versinho fez sucesso nas "enquetes" das meninas, naqueles anos 60... terminava dramaticamente dizendo "leva com um sorriso tudo que é meu/ leva com uma lágrima o nada que me resta!"... andava ouvindo muito bolero, tango, Nelson Gonçalves e Adelino Moreira, à época... Beijos, grato por suas palavras.

      Excluir
  3. EXCELENTE!

    Para seres assim deprimentes, ouvir essas músicas e lembrar ou trazer à memória suas musas é o pré-veneno.

    Lindo demais

    Abraços

    Mirze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirze,pré-veneno ou, de certa maneira, a libertação via absurdo. A personagem sai de cena com rumo próprio, como se num ritual de passagem. Todavia, o inexplicável do fascínio diz do resgate de origens, essa a tentativa. É sempre um prazer a sua presença!

      Excluir
  4. Vwmos a olho nu estrelas que não existem mais que, por ironia, chamamos de supernovas. Existem as cadentes que riscam o céu e dizem que nem estrelas são ( celebridades instantâneas a desfrutar seus 15 milessegundos de glória). Há, enretanto , na vastidão do universo, berços estelares onde nascem as nenezinhas do imenso céu. Vêem de lá Maria Gadu, Mônica Salmaso, Fernanda Takai e outras, e outras.Sem falar na Gal, Paula Toler,Bethania.
    Porém, viva Elis, Clara Nunes e Elizte Cardoso. Que vivem como mestras. E há discípulas.
    Quanto a ele, que escreveu sobre elas, deve aparecer de novo e não preocupar quem gosta dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida maninha, assino cada palavra, até a penúltima frase. Personagens raramente são os autores, mesmo incorporando "causos" afins. Ou, não mais poderiam escrever, sob receio de causar inquietudes. A personagem não volta mais, ao menos nesse formato; porém, de onde veio esse texto tem mais. Beijos, Aracéli!

      Excluir
  5. Dizer o quê? Cartola, as rosas falam sim, Fafá, Lupicínio, Elis, que exagero, amigo Caio!
    Falar mais nada, o cronista-poeta falou tudo!

    Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Jorge. Mas, faltaram muitas Musas plenas de brasilidade, algumas mencionadas pela Aracéli. Se a personagem, por esses mistérios das divindades, voltar, renderá suas homenagens a elas! Abraços, Mestre.

      Excluir
  6. É isso ai Caio, suas cronicas sempre levantam a gente ,
    num mundo passado-presente,
    onde sentimos a grandeza
    do escritor diante da boa leitura!

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos tentamos, Efigênia! E muito me honram suas palavras, pois são originárias de quem esbanja cultura e talento. Grato, abraços.

      Excluir
  7. BELISSIMAS MUSAS..... muito bom o seu texto,é um prazer ler e ver o seu blog, obrigado CAIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, eu que agradeço! Aproveito para elogiar as excelentes matérias de seu blogue. Vale a pena conferir! Abraços.

      Excluir
  8. Fiquei aqui a imaginar cada detalhe...

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, a personagem é, em si, brega e bolerosa, tangueira... A fluência das emoções e sentimentos ante um poema, música, leva à percepção exacerbada do drama... Quem viveu, viu... Grato por sua presença, é sempre uma alegria vê-la aqui.

    ResponderExcluir
  10. PRECIOSO! que artista eres!
    un abrazo muchas gracias!
    lidia-la escriba


    blog actualizado,por si deseas ver, pues te invito! tambien sufrí el exilio! militante social,siempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia, grato por suas palavras. Sempre que posso visito seu blog, que recomendo. Você, sim, é uma artista primorosa! Abraços.

      Excluir
  11. Recordar essas musas, assim de forma tão comovente, é uma demonsstração de talento. Meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jota, obrigado pela visita. Em seu blog, você diz:
      "Faço o que posso
      Sem crítica nem culpa
      - E o resto, quem faz?" - falando da natureza. É a mesma luta: a qualidade dessas mulheres é magistral e, as que se foram, deixaram espaços que ninguém mais pode preencher... como árvore que tomba, no fio da motoserra...
      Abraços, volte sempre!

      Excluir
  12. Gostei muito desse "arranjo", dessas emoções das músicas vividas que, no fim das contas, diz muito a muitos, a mim, seguramente. Parabéns. MM

    ResponderExcluir

Na busca da excelência aprende-se mais com os inimigos que com os amigos. Estes festejam todas nossas besteiras e involuímos. Aqueles, criticam até nossos melhores acertos e nos superamos.

Categorias, temas e títulos

Seguidores